Gestão

Serviços da Unidade de Gestão

PMO

Implantação de Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) considerando:

  • Entendimento da Estratégia de Negócio e o foco estratégico dos projetos da empresa;

  • Gestão da Mudança e os Agentes da Mudança;

  • Posicionamento do PMO na estrutura organizacional da empresa (Local, Departamental, Corporativo);

  • Avaliação do Nível da Maturidade de Gestão de Projetos e de Metodologia de Gerenciamento de Projetos da empresa, considerando o ciclo de vida dos projetos;

  • Definição da Estratégia de Implementação e Implantação do PMO com a Metodologia Soluzzione composta pelas etapas Diagnosticar, Propor, Agir e Monitorar, embasado no posicionamento do PMO e no nível de maturidade planejado.

  • Gestão de Portfólio de Projetos do PMO.

  • Atuação como PMO nas organizações.

Gestão de Portfólio

Realização de Gestão de Portfólio de Projetos, que consolida os projetos de uma área de negócios ou da empresa, indicando a situação de cada projeto em relação ao portfólio de forma integrada, com indicadores de negócio, sempre alinhada à estratégia de negócio.

Aponta a necessidade de atuação das áreas ou diretorias para a evolução dos projetos para atingir-se os objetivos de negócio e como estes projetos, de forma integrada, interagem e se vinculam ou devem ser conduzidos.

Considera igualmente formato e apresentação adequados aos públicos-alvo para visualização e
acompanhamento do portfólio.

Gestão de Programas / Projetos

Realização de Gerenciamento de Projetos, considerando as etapas de ciclo de vida de projeto que são a iniciação, o planejamento, a execução (monitoramento e controle) e o encerramento. 

Com especial foco nas áreas de conhecimento indicadas pelo PMI que são escopo, prazo, comunicação, recursos humanos, riscos, qualidade, custos, integrações e aquisições, considerando ainda relacionamento, stakeholders e perfil do público-alvo. 

Gestão da Mudança

Estabelecimento do processo de Gestão da Mudança ou ajustes no processo atual, considerando:

  • Comunicação com os públicos-alvo pertinentes ao processo de negócio e/ou diretrizes da empresa;

  • Conscientização da importância em adotar e manter em uso todos os processos e política da empresa estabelecida;

  • Alinhamento do que é preciso planejar, realizar e monitorar para garantir que os agentes da mudança (sejam internos ou externos) esteja direcionados para a estratégia do negócio e os objetivos estratégicos do negócio;

  • Ação sobre os projetos corporativos para que estejam devidamente integrados à Gestão da Mudança como uma estratégia para a o resultado da empresa e para que cumpram o objetivo estratégico a que se propõem atender.

  • Acompanhamentos frequentes do uso dos processos e políticas estabelecido apoiando a auditoria.

Gestão da Capacidade de Atendimento de Demanda

Uma das principais necessidades das Áreas de uma empresa é mapear e compreender adequadamente qual é a sua capacidade de atendimento de demanda, e assim determinar o seu orçamento e Planejamento adequadamente e que seja aderente as necessidades do negócio.

Utilizando metodologia diferenciada que diagnostica, localiza, propõe soluções e as implementa, considerando a estratégia, a estrutura , a equipe, o perfil, o conhecimento, a informação e a sua transparência, as necessidades, os métodos e meios, as ferramentas e, especialmente, a gestão de demanda bem como a leitura que a Área realiza sobre os indicadores, é possível determinar qual é a capacidade atual de atendimento de demanda, como a gestão desta capacidade é realizada e como esta capacidade pode ser positivamente potencializada, ajustada ou implementada assertivamente.

Diagnóstico da Maturidade da Gestão

Elaboração de Diagnóstico com parecer e recomendações sobre Gestão de Projetos e Metodologia atual utilizada na empresa ou em determinada área da empresa, avaliando e referenciando o que está implementado, necessidades de complementação ou implantação ou ajustes e, ainda identificando o perfil adequado e necessário para os Gerentes de Projeto frente as necessidades da empresa.

Realiza igualmente a avaliação da Maturidade de Gestão de Projetos para a Metodologia atual e dos Gerentes de Projetos da empresa ou de uma determinada área da empresa, apontando necessidades de complementação, de aprendizado, características, avaliação de perfil e recomendação para a atingir-se a Maturidade desejada.

Mentoring e Coaching

Realização de Mentoring (orientação e aconselhamento focalizando no aprendizado) para os clientes no contexto de Gestão de Projetos e Programas, Gestão de Portfólio de Projetos e Metodologia de Gerenciamento de Projetos, com o intuito em agregar de conhecimento, apoiando a mudança para o uso de novas soluções e metodologia de Gestão.

Realização de Coaching (apoio prático, lado-a-lado, focalizando no uso do aprendizado) para os clientesno contexto de Gestão de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e Metodologia de Gerenciamento de Projetos, para apoiar a execução na prática da Gestão para construir soluções e resultados e, para garantir o processo de decisão sobre os projetos de acordo com a metodologia adotada.