Soluzzione: Inovação para Crescer
Por Gláucia Civa // segunda-feira, 12/03/2012 11:41h - BAGUETE
O ano de 2011 foi de expansão geral para a Soluzzione: além de crescer 40%, a empresa se reestruturou internamente, com novas diretorias, e ampliou a carteira para além do tradicional mercado de TI, o que inclui clientes como Associação Brasileira de Odontologia – RS, Carrier, Lojas Renner e AGCO, entre outros.
Somenzi assume presidência e diretorias da Soluzzione
A companhia é estruturada em três unidades - Expansão (atuação com parceiros), Consultoria (focada estratégia e marketing de relacionamento ), e Gestão (Gestão de Projetos e PMO).
Para conduzir os negócios, ao longo de 2011 a Soluzzione se redesenhou, com a criação das diretorias Executiva e de Planejamento e Marketing , ambas vinculadas à presidência da companhia, comandada por Sílvia Somenzi.
A presidente, aliás, também acumula a função de diretora de Planejamento e Marketing.
“Esta diretoria visa a trazer a visão do mercado e fazer a ação com o mercado acontecer”, resume Sílvia Somenzi. “A estratégia que aplicamos aos clientes é a mesma que usamos, com foco em palavra dada é palavra cumprida, porque marketing só gera percepção positiva quando uma empresa é o que diz ser e faz o que diz fazer. Simples, eficiente e direto”, completa.
A diretoria Executiva, por sua vez, fica voltada a garantir a ação interna e a entrega dos serviços da Soluzzione.
Além das diretorias, a empresa também investiu em reforços de peso para o time. Um exemplo é a contratação de Carla Kohlrausch, que entrou para a equipe em fevereiro deste ano.
Com formação em Informática pela Ufrgs e MBA em Marketing e Gestão de Pessoas pela ESPM, Carla traz para a empresa a bagagem de quem construiu uma carreira com passagens por companhias como HCL, Gerdau, Avipal, Cesky Mobil, TIW, Vodafone, Telet e Bausch & Lomb.
Parcerias também são aposta forte da Soluzzione, que mantém alianças estratégias com empresas como Constat, Fator Digital, Zero Defect, Bastorage, entre várias outras, e entidades como Sucesu-RS, Asug, IT4CIO e Esperansap no Sul e Sudeste.
Tudo para completar uma oferta que, por si só, já é bastante ampla.
Por exemplo: só em Gestão de Projetos, a Soluzzione oferece uma pirâmide de serviços que compreende diagnóstico de áreas de gestão, mentoring e coaching, gestão de portfólio de projetos e PMO.
“Há casos de empresas que nos procuram para gerenciar o projeto em si. Para tanto, contamos com uma equipe de seniors, ou, se preciso, buscamos um profissional no mercado para atender à demanda”, explica Sílvia. “Ao contrário do tradicional, não temos uma metodologia comoditizada de atendimento à gestão de projeto: cada cliente é um cliente, cada projeto é um projeto”, comenta.
Já em Marketing de Relacionamento, o serviço é voltado ao entendimento do público alvo do cliente, para aproximar os dois e gerar negócios.
“Trata-se de se colocar no lugar do outro, passar a entender, e não a achar. Um conceito novo com o qual trabalhamos e do qual somos, nós mesmos, um case bem sucedido”, avalia Sílvia.
Novos conceitos, aliás, são a cara da Soluzzione – a começar pelo evento anual da companhia, que, ao contrário das tradicionais festas de fim de ano, prefere fazer um “boas vindas”, sempre em março.
“É um evento especificamente para clientes. Ao invés de se despedir do ano anterior, damos boas vindas ao que começa, em uma mudança de conceito que se direciona para a abertura de portas e de oportunidades à frente”, comenta Sílvia.
E para manter as engrenagens azeitadas e funcionando, a companhia porto-alegrense aposta, ainda, na MGS – Metodologia de Gestão Soluzzione.
Conduzido por Filipe Bortolini, o MGS concentra a metodologia das unidades de Gestão, Consultoria e da própria gestão da empresa.
Apoiada em tudo isso, a companhia se prepara para mais um ano de bons ventos.
“Em 2012, projetamos crescer 45%”, finaliza Sílvia.