Coluna "Expectativas do Mercado para 2012"
Coluna de Sílvia Somenzi // publicaca em quinta-feira, 08/03/2012 15:25h no BAGUETE
2012 é um ano que traz grandes expectativas e é importante estar atento ao que o mercado percebe e como compreende o foco deste ano.
Estar aberto a ouvir o mercado é o primeiro passo para conduzir a sua atuação para que este ano seja bem sucedido e para que você construa o seu próprio crescimento.
Confira a seguir as opiniões de empresários, executivos e formadores de opinião sobre as Expectativas do Mercado para 2012:
“As expectativas para 2012, são de atingir receita líquida consolidada de R$ 3,6 bilhões, com crescimento de 7,5% em relação a este ano. A produção global também deverá ser maior, com a fabricação de 32,5 mil unidades. Mantidas as condições atuais de mercado e do desempenho econômico do País, a produção em nossas unidades no Brasil deverá atingir 20 mil unidades e as 12,5 mil restantes provenientes das fábricas no exterior. Nosso programa de investimentos está direcionado para a modernização de fábricas, aumento da capacidade produtiva, qualificação de mão de obra e desenvolvimento de novos produtos. Como consequência deste plano de investimentos, estaremos elevando consideravelmente os níveis de aplicação da Tecnologia para toda a cadeia produtiva.”Celso Antonio Tonolli – MARCOPOLO
“Diversos investimentos de infraestrutura preparatórios para a Copa do Mundo e as Olimpíadas estão finalmente saindo do papel. As grandes empresas de commodities nacionais seguem também com seus planos de investimentos e o governo fala em economizar, mas os projetos sociais e de habitação não serão cortados. O capital estrangeiro não está só indo na bolsa. Corporações internacionais, bem como os grupos nacionais, estão tocando também muitos projetos privados Todos estes fatores estão dinamizando a economia como um todo. Por isso vejo o ano de 2012 com reais perspectivas de crescimento para o Brasil. Torço bastante para que nossos políticos e a burocracia/custo Brasil não atrapalhem muito a economia.” Henrique Stoffels - Palfinger South America - Madal Palfinger S/A
“Penso que 2012, para o setor de máquinas agrícolas, será um ano difícil por conta da seca ocorrida no RGS, das pesadas restrições às importações impostas pelo governo argentino e a uma eventual desaceleração da economia chinesa.” Andre Iriart Correa - AGCO
“A TI, por si só, não é capaz de trazer ganhos diretos para o negócio, mas tem um papel de apoio a todas as áreas da empresa com soluções e sistemas disponíveis e que tempo de resposta adequado; dados íntegros e confiáveis; entregas de projetos e demandas no prazo com qualidade; controle de despesas e investimentos alinhados com a estratégia da empresa. Baseado nestas premissas, nossas prioridades para 2012 é maximizar a competência operacional e criar foco de contribuição estratégica (inovação e novas tecnologias) com revisão constante de custos.” Ernani Toso – GRENDENE
“Existe um sentimento forte no mercado de que 2012 ainda não deslanchou, sendo que o que está sendo fechado de negócios, ainda é reflexo das tratativas de 2011.
Mas ohando o lado bom do copo, toda a repercussão do Brasil na CEBIT 2012, o Brasil sendo a potência da vez, deve trazer novos competidores globais ao nosso mercado. E precisamos estar preparados para isto e com pessoas treinadas nas varias tecnologias e também na língua inglesa. Quem não estiver com seu negócio alinhado e preparado, não estará participando deste processo, tendendo a ficar estagnado, sufocado ou morrer.
Uma das grandes sacadas e um dos pontos chaves e de muito investimento será a MOBILIDADE nos NEGÓCIOS, gerando também um aumento significativo de investimento em SEGURANÇA das INFORMAÇÕES.” Inacio Fritsch – FRITSCH Consulting
“2012 será um ano de muito crescimento, principalmente na sua segunda metade. A inflação, principalmente a de serviços, causada pela forte demanda e pela falta absurda de profissionais continuará sendo uma grande preocupação. Do ponto de vista de oportunidades, a popularização dos smartphones e o constante crescimento do e-commerce e do m-commerce abrem várias possibilidades de crescimento e de captação de novos clientes. Toda a inovação alavancada nessas oportunidades gerará muito valor.” Leandro Balbinot – LOJAS RENNER
“Nossa expectativa é de um mercado conservador para 2012. O segmento de indústria deve crescer pouco, talvez até abaixo de 2011. Nosso principal desafio na TI será ajudar na automação de processos e redução de custos. Existem muitas oportunidades, mas a concorrência está cada vez maior, reduzindo as margens.” Angelo M. Castiglia - Grupo SLC
“Vejo 2012 como um ano ainda de muitas preparações para os grandes eventos que estão agendados para o Brasil. O Brasil está virado num grande canteiro de obras e saliente-se, com carência de profissionais qualificados em muitas frentes. Sendo o centro das atenções e do investimento estrangeiro, abre-se um universo de oportunidades profissionais que chama a atenção não só de expatriados que exprimem, especialmente pelas redes sociais, seu desejo de retornar como também e principalmente, de profissionais de outras nacionalidades que pensam em fazer ou retomar suas carreiras no Brasil depois de terem perdido seus empregos em seus países de origem.
De outro lado, enquanto nação, é importante que saibamos preencher as lacunas e oportunidades de negócios com sabedoria e visão social para definir um novo marco de desenvolvimento e prosperidade.” Luiz Inácio Meinerz – TAURUS
“Minhas expectativas para o mercado em 2012 dizem respeito a um crescimento bastante acentuado da mobilidade e da ‘consumerização’. Ambas, apesar de intimamente interligadas, diferem um pouco na sua consequência. A mobilidade deve revolucionar definitivamente a forma de fazer negócios e devemos ver cada vez mais os mesmos sendo pensados ‘primeiro no celular, depois no desktop’. Implicitamente isto deve levar nossos negócios a qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo móvel. Aí entra o fenômeno da ‘consumerização’, ou a explosão de dispositivos como smartphones, tablets e outros dispositivos conectados à Internet que facilitarão o acesso das pessoas à informação, porém, aumentarão sobre maneira a complexidade dos processos de suporte, segurança e compliance na TI das empresas.” - Rafael Vilarino Kuhn - Terra Networks
"Em minha análise as perspectivas para 2012 são muito positivas com o aumento de investimentos das empresas, principalmente estrangeiras, no Brasil, tanto para atender setores com necessidade crescimento, como infraestrutura, como suprir a demanda pelo aumento do poder aquisitivo da população brasileira. Nosso principal desafio do setor de TI continua sendo a capacitação de recursos humanos capaz de atender esta demanda. Isso sim, dependerá muito do investimento de cada empresa, bem como do apoio do Governo. " Eduardo Hann – Bertini do Brasil & Presidente SUCESU-RS
“Segundo pesquisas de mercado de analistas e institutos de pesquisa, o Brasil figura na oitava posição entre os maiores mercados de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do mundo.
Segundo IDC Brasil e Gartner, o mercado brasileiro de TIC continuará crescendo em 2012, mesmo com a crise mundial e a desaceleração da economia nos Estados Unidos. Além disto, os índices de crescimento esperados para o segmento são bem superiores à taxa de crescimento estimada para a economia brasileira este ano.
Com todas estas boas notícias, fica a pergunta: Crescer onde e como?
Com a expectativa de aumento de consumo, isto significa que há um estímulo ao surgimento e desenvolvimento de novos aplicativos e empresas do setor. As grandes tendências são mobilidade, gerenciamento de Big Data ou tecnologia ‘in-memory’, computação na nuvem e redes sociais.
Quem estiver investindo nestas tecnologias e/ou aplicativos sairá na frente. Estas podem ser os ‘alavancadores’ para a inovação e agregação de valor da TI para com os negócios da empresa.
Espero um 2012 excelente, porém não devemos e não podemos nos esquecer de um tema fundamental: a qualificação de mão de obra. É necessário que todos estejam atentos a isto.” Meva Duran – SAP
“Acredito que as expectativas para o mercado de TIC em 2012 são bastante promissoras, pelo seguinte:
Com o início das operações do sistema 4G, aliado aos incentivos fiscais da Lei de informática para produtos fabricados no Brasil, a venda de dispositivos com conexão Web será bastante aquecida, com isso a mobilidade ganhará ainda mais força.
As empresas irão acelerar o desenvolvimento de aplicativos e softwares para interface com o ambiente de mobilidade, além de migrarem os atuais.
Os datacenters precisarão suportar o crescimento destas demandas, onde a virtualização de servidores e as áreas de armazenamento terão expressivo incremento, bem como, a opção por servidores em blade ao invés dos convencionais.
A alta demanda no mercado de trabalho, que já está aquecida, terá carência de mão de obra qualificada.” Zilmino Tartari - PROCEMPA
“O segmento financeiro em 2012 continua aquecido e na Agiplan isso se reflete na quantidade expressiva de projetos entregues em 2011 e já em andamento neste ano. O desafio constante continua em equilibrar os investimentos e despesas com as receitas e oportunidades que surgem para o negócio diariamente.” Rafael Fossati Fritsch - AGIPLAN Crédito e Investimento
“Em função dos eventos esportivos vindouros e do momento da economia brasileira, minha expectativa é que o mercado em 2012 estará muito agitado e, devido à reconhecida falta de mão de obra qualificada, teremos muitas dificuldades para atingimento das metas.” Luiz Alexandre Marmmit – CANOASTEC - Prefeitura de Canoas
“Esperamos no setor de varejo voltado para a saúde e o bem estar a continuação do crescimento observado nos últimos anos. A massa salarial deve crescer mais de 3% novamente, alavancando o consumo. A formalização do mercado também é um fator importante que vem se acentuando a cada ano, beneficiando as empresas que operam com retidão. O aumento do poder de compra das mulheres também é uma ótima notícia. Seguimos com perspectiva muita positiva para 2012!” Carlos Dottori – DIMED/PANVEL/LIFAR
“Apesar das incertezas no cenário mundial (crescimento menor na China, crise de dívida Européia, crise financeira e eleições presidenciais nos Estados Unidos) vejo pouco impacto no mercado de tecnologia Brasileiro.
No mercado de tecnologia B2B vejo as áreas com maior crescimento na tecnologia de mobilidade (convergência entre aplicativos do back-office e aplicativos de mobilidade, grande penetração dos tablets nas empresas).
Neste cenário entra também a forte tendência de migrar cada vez mais aplicativos, bancos de dados e storage na nuvem (‘cloud based’).”Alexander Schmitz-Kohlitz - AKITPARTNERS
"A expectativa e as perspectivas são excelentes!! Para o nosso negócio, verão intenso para as bebidas e inverno rigoroso para o chocolate!! Para a nossa TI, projetos críticos e muito desafiadores!! Fatores como a manutenção de mão-de-obra qualificada e fornecedores envolvidos e comprometidos com nossos projetos são objetivos contínuos. " Ricardo Nizoli – VONPAR
“O Brasil está em um momento otimista. Não podemos ficar só no otimismo. Temos que trabalhar cada vez mais com inteligência e foco nas ações que serão tomadas.
Penso que vamos crescer em torno de 4,5%.
O primeiro semestre vai ser mais difícil, enquanto no segundo semestre as coisas irão deslanchar mais.” Ademir Brandeli – Vinícola DON LAURINDO
“O ano de 2012 será um ano de foco no aumento da produtividade, por consequência de uma economia que deverá ficar estagnada (essa é a previsão do governo); as empresas precisarão fazer ‘mais com o mesmo’, ou seja, teremos que garantir melhora de produtividade para a manutenção dos lucros, uma vez que o crescimento será mais lento que nos anos anteriores. A outra saída, é claro, será crescer sobre a área dos concorrentes. Em resumo, será um ano em que a gestão será o diferencial entre os vencedores e os derrotados.” Pedro Martini - QUERODIESEL Comercio e Transporte de Combustíveis
“Acredito que haverá um movimento maior das empresas em busca de serviços na área de gestão para dar vazão e qualidade de entrega aos projetos de TIC enquanto as equipes internas se focam nas atividades do dia à dia.
Esse movimento pode estar sendo facilitado pelas mudanças no mercado de TI onde CIOS estão assumindo diferentes posições nas empresas, fazendo com que a TI assuma cada vez mais sua posição estratégica para a organização.
A necessidade de gestão de custos continua sendo um drive e investimento em projetos assertivos que dão retorno no curto prazo, também.” Carla Kohlrausch – SOLUZZIONE Expansão de Negócios
“Penso que 2012, sem dúvida, será um ano de crescimento do mercado.
A proximidade com a Copa do mundo e as novas tecnologias, que aparecem quase todos os dias, nos levarão a novas oportunidades.
Com os investimentos agora saindo do papel por parte do governo acredito que teremos um ano excepcional, até acima da media nestes próximos 2 anos 2012 e 2013.” Gerson Leonini – BAGUETE
"O ano de 2012 começou aquecido na área de capacitação, o que não é usual, e traz uma boa perspectiva para os trimestres seguintes. As demandas são tanto de empresas, capacitando seus principais colaboradores, como de profissionais, que estão utilizando suas economias ou fazendo financiamentos para se capacitar nas áreas com maior demanda." Edison Fontoura - FONTOURA Education
“O ano ainda é uma incógnita. De um lado o desacerto financeiro mundial gera uma apreensão geral, porém este mesmo desacerto proporciona oportunidades fantásticas no Brasil que aparece como bola da vez. Parece que, enquanto brasileiros, estamos no lugar certo e no momento certo, porém o sábio já dizia que a diferença entre o remédio que cura e o veneno que mata é apenas a dose. Portanto nos cabe continuar torcendo e trabalhando para que esse movimento continue na intensidade exata que beneficia o Brasil e então 2012 será um grande ano assim como os anos que o sucedem. “ Henrique Portella - iMaps
“A expectativa para o primeiro semestre é de um crescimento baixo (3%), isto se deve as incertezas dos mercados (com exceção da China) e também aos nossos governantes, que não desoneram os empresários em função do alto custo da máquina pública. Este alto custo da máquina, faz com que o governo não invista em infraestrutrura para dar ao setor produtivo meios para um crescimento sustentável. Alto custo da máquina pública, falta de infraestrutura (portos, estradas, aeroportos, ferrovias, mobilidade urbana), são muitos desafios e poucas propostas concretas para 2012.” Duarte Jose Paniz - Transportes Translovato Ltda
“Cenário totalmente favorável ao desenvolvimento, pois tenho visto várias empresas chinesas e japonesas vindo investir por aqui. Mesmo após a economia nacional ter resistido a tantos altos e baixos, os centros tecnológicos estão cada vez se destacando mais, e atraindo muito investimento externo. Para aqueles que já estão no mercado, esta é a oportunidade de aprender coisas novas e àqueles que estão começando na área de TIC, um ambiente excelente para desenvolverem as suas carreiras.” Luciano Borges Lopes - Groupe Doux
" A estratégia de fusões e aquisições deverá bater records no mercado de TI em 2012, acelerando a consolidação de mercado já percebida desde 2010 e que tomou impulso no ano passado." Ronei Ferrigolo
“O mercado brasileiro, de um modo geral, desacelera em 2012, mas não pára. Estamos em um momento inercial ainda favorável, comparado a outros países. Mas a taxa de crescimento será menor em 2012.
No segmento que atuamos, TI para o setor financeiro, as preocupações estarão em 'como automatizar, gerando menos custo e mais negócios', considerando investimentos tecnológicos mais enxutos, pois a taxa de juros deve cair para a casa dos 9%. Os investimentos em TI terão este foco. Já passamos por isto algumas vezes no Brasil, e passamos bem, sem perda de competitividade, mas com negócios mais bem pensados. Nada de extravagâncias, mas com produtos e serviços alinhados com os dois pontos já citados.
Falando neles, produtos e serviços em TI crescem em consumo no Brasil mais que em outros países. Segundo o IBGE são 10% mais residências com PCs e forte apelo por Tablets, motivado pela queda dos preços destes produtos. O setor de serviços representa mais de 50% do PIB e é o que mais investe em TI (o maior peso está na área financeira).
Com todos estes dados ficam algumas reflexões: Oportunidades em um mercado enxuto; Ganhos modestos, mas constantes; Manutenção dos contratos através da excelência e forte interação com o negócio do cliente.
Onde a empresa investirá em 2012? Além das conhecidas tendências apontadas pelo Gartner como Virtualização, Segurança, dentre outros, dois pontos fortes serão Governança e Capacitação. Estes manterão o capital intelectual sempre em estado de alerta; tão importante para todos os desafios apontados.” Jeferson Machado – TECNOCRED
“Acredito que 2012 será um ano de consolidação da mobilidade e do cloud computing, com celulares e tablets cada vez mais essenciais ao mercado corporativo. Aliás, a computação em nuvem deve dominar as opções das empresas para armazenamento de informações, a partir da redução dos custos de estrutura de TI no Brasil.
Outra expectativa importante, externamente, é a utilização das redes sociais como uma plataforma de relacionamento mais sólida, ficando mais atento ao potencial que o consumidor tem nessa década para afetar a imagem (positivamente ou negativamente) das empresas.” Roberto Fernandes – FATOR DIGITAL
“O mercado em 2012 aparenta ser uma continuidade de 2011. Dólar estável e ainda baixo para exportadores. Economia local em crescimento devido ao aumento de consumo gerando espasmos de inflação, que deverão ser controlados pelo governo. Crises pontuais no exterior, com tendência a serem amortecidas por intervenções, mas ainda sem prazo para término. Deve continuar a falta de mão de obra qualificada em todos os setores.” Marcelo Miltzman - STIHL FERRAMENTAS MOTORIZADAS
“O Brasil vem crescendo em um ritmo bastante acelerado, o que gera muita velocidade e investimentos nos negócios atuais e em novas frentes que vão se abrindo. Vemos que esse quadro começa a mudar, e é hora de investir em consolidação das frentes abertas. Para área de TI, que sempre corre atrás do tempo, é hora de ajustar seus processos, sistemas e infraestrutura, se preparando para um novo período de investimentos menos acelerados. Com isso a expectativa de 2012 será um ano ainda de muitos investimentos em tecnologia buscando a estabilização dos negócios.” Daniel Scherer – TOPÁZIO CARTÕES / BANCO TOPAZIO
"É mais um ano de crescimento.
A realização da Copa em 2014 no Brasil, faz com que as instituições sejam elas Públicas ou Privadas movimentem-se em busca de uma infraestrutura adequada para atender as demandas do evento." Ricardo Sahlberg - Hospital MÃE de DEUS
“Impulsionada pelo novo momento do saneamento básico brasileiro, a Companhia Riograndense de Saneamento, em 2012, dará seqüência à política de investimentos para ampliação dos serviços de esgotamento sanitário e abastecimento de água. A tecnologia da informação e comunicação será estratégica para auxiliar na gestão destes investimentos, bem como apoiar ações que visem à melhoria dos serviços comerciais, operacionais e de apoio administrativos da Companhia.” Adimilson Luiz Stodulski – CORSAN
“Já estamos em quase em março de 2012, mas estranhamente eu vejo sinais muito conflitantes no que tange a um cenário claro para o ano.
Estamos claramente inseridos numa economia global e não dá para olhar somente um lado do cenário e achar que estamos imunes a turbulências que não estão sendo geradas aqui...
De um lado o nosso mercado interno segue relativamente robusto, especialmente para quem endereça produtos e serviços para as classes C, D e E.
O dólar desvalorizado também ajuda a ‘inundar’ o mercado com produtos importados com um custo atraente e que mantém os produtores locais com as pretensões de majoração de preços bem baixas.
Por outro lado, justamente este Dólar barato, faz o Real ficar caro e nossas indústrias exportadoras perdem mercado e competitividade. Basta ver a composição da balança de exportação, onde as commodities dispararam e os bens de valor agregados industrializados ou mesmo semi-industrializados perdem espaço.
Isto não é nada bom a longo prazo, pois estamos matando parte da nossa própria industria e gerando empregos na China, Mexico, etc.
O cenário externo se divide em duas partes muito claras... De um lado, os Estados Unidos ensaiando uma recuperação lenta, mas aparentemente está se mostrando realista.
Do outro uma Europa que decididamente não se entende, com déficits incontroláveis em países que fizeram a festa do Euro, sem cuidar com os gastos internos e endividamento.
E prestem atenção: a Grécia é minúscula, e esta gritaria é apenas um ensaio para que os outros amiguinhos (Itália, Portugal, Espanha, Irlanda) tentem se arrumar, pois estes sim destroem o core do Euro, se quebrarem.
Este recente pacote de ajuda aprovado hoje, não resolve rigorosamente nada, e vai apenas empurrar o problema para frente.
Ele é muito maior.
E vai requerer mais dinheiro e principalmente muita disciplina fiscal que aparentemente a Grécia não quer enfrentar.
Resumindo este quadro então em termos de perspectivas temos o seguinte cenário, na minha visão:
Um ano que vai seguir com seguidos ‘sustos’ na zona do Euro, que vai atingir as empresas com sedes e mercados europeus.
Os americanos tem eleição presidencial este ano e estão preocupados em resolver o nó, que o Governo Bush não desatou e empurrou para o Governo Obama; que subestimou o tamanho do ‘abacaxi’ e agora acho que finalmente entendeu o quê o atropelou nos primeiros 3 meses de governo...
O Brasil tem que fazer uma lição de casa, que aparentemente o atual governo não quer fazer que é uma reforma tributaria de verdade e de encargos sociais para desonerar a produção e geração de emprego. E parar de falar no PAC, Está ficando até chato o festival de vexames em cada obra. E, obviamente, desinchar a maquina federal.
Portanto, ainda teremos várias enxurradas de dólares no nosso mercado, que vai manter o dólar baixo, bom para investir em tecnologia importada a custo baixo; difícil para exportar e o mercado interno segue crescendo (de certa forma, artificialmente).
Cada segmento que falei, vai se comportar de forma diferente, de acordo com os desafios que estão colocados antes.
Assim, as perspectivas irão variar, dependendo de que setor você está inserido.
Mas, como diz minha avó, Prudência e Canja de Galinha, nunca fazem mal a ninguém.
Esta é a máxima: ‘Um ano para ser Prudente’.” Jose Castro Jr. – TDEC
“Apesar do crescimento do PIB brasileiro em 2012 estar estimado para algo entre 2,5 a 3,5%, a SADIG projeta uma expansão de 12% em seu faturamento.
A SADIG continuará trabalhando na expansão de sua base de clientes e na geração de novas oportunidades no SMB do mercado interno.
A maior preocupação continua sendo com a crescente falta de mão de obra qualificada, o que tem ocasionado uma pressão de alta neste importante item de custo.” Moacir Pogorelski – SADIG
“Acredito que 2012 será um ótimo ano para a Multilab e Cervosul, já que o mercado farmacêutico nacional em 2011 deve ter crescido em torno de 10% (os resultados ainda estão sendo apurados), ficando atrás apenas da China.
O nosso grande desafio para este ano é continuar expandindo e manter o ritmo de crescimento.” Andre Poletto – MULTILAB
“Minhas expectativas para 2012 são de um ano bem difícil, nossas empresas continuam sofrendo com a ineficiência tributária do nosso país, que tem alto custo, nos coloca em posição de inferioridade competitiva com produtos importados e ainda gera guerra fiscal entre os estados.
Os desafios de sempre se acirram, reduzir custos, busca contínua de maximização das produtividades, manter e gerar empregos, cenário estressante para todos que apesar de tudo isso ainda verão suas margens e seus ‘Market Share’ ser tomados por produtos importados que não geram emprego no país.” Alessandre Galvão – PARANAPANEMA
“As previsões em relação ao PIB falam em algo de 2,6% a 5% mas fiquemos com a conservadora 3%. A boa notícia: continuamos a crescer embalados pela demanda interna – o crescente consumo e ingresso das classes C e D. Ao mesmo tempo o ‘dólar baixo’ gera consumo de importados e dificuldades as empresas locais de exportar e competir. No macroeconômico a Europa enfrenta a sua década perdida, os EUA se recuperam e a China tem muito o quê fazer internamente para atender a sua população, mas continuará a ser a ‘fábrica do mundo’.
Este crescimento se replica no RS, novos polos tecnológicos sendo implantados, a crescente interiorização das empresas (Rio Grande, Passo Fundo, Santa Maria) e os qualificados ‘humanos com recursos’, que possuímos, nos leva a uma boa previsão sobre o RS, sem esquecermos de que temos de nos esforçar em atrair novos investimentos para compensar eventuais perdas – frequentemente ouvimos ‘muitas empresas estão deixando o RS’. Na contrapartida tenho acompanhado ‘empreendedores administradores públicos’ preocupados em não apenas trazer ‘produção’ e sim ‘inteligência’ pois esta se fixa e geram mais do que salários – geram royalties e conhecimento.
Em termos de tecnologia, 2012 deve ser mais um passo de aproximação tecnologia –ser humano: mobilidade 4G; Interfaces simples; comando de voz; redes ‘negociais’; sensores de movimento, reconhecimento facial.
2012 será e é um ano de progresso, superaremos desafios, venceremos batalhas e outras adiaremos para 2013 – pois não era o momento de lutá-las. Mas é certo que o viveremos intensamente, fazendo o melhor que pudermos e sem duvida cresceremos.” Biagio Caetano – BCF Consultoria Estratégica
“Vejo condições muito favoráveis para ampliar a participação das vendas do varejo online. Com o aumento da renda dos Brasileiros, milhões de novos consumidores entraram nas classes C e D e estão descobrindo as vantagens da compra na web. Há aí uma excelente oportunidade para empresas de TI que ofereçam soluções que ajudem os varejistas na conquista destes clientes.
Um exemplo é a massificação dos smartphones com geo localização, que dará uma contribuição importante neste processo. O grande desafio será a logística de entrega no interior dos estados, mais uma oportunidade para a TI dar a sua contribuição.” João Cumerlato – ODEBRESCHT Transport
“Sobre 2012, acredito que será o primeiro ano de uma sequência de 5 anos, onde teremos uma grande migração de profissionais para o Brasil. Afinal, somos a bola da vez! Sendo assim, como a cultura da Certificação Profissional Internacional é item obrigatório para a carreira dos ‘gringos’ que estarão aportando na "Terra Brasilis", nossos profissionais competentes e muito capacitados terão que buscar estas equivalências para competir de igual para igual o nosso mercado.
Precisamos lembrar, também, que temos uma desvantagem num segundo ou terceiro idioma. Em 2012 e anos seguintes, prestar provas de certificação internacional e buscar por competências multi-idiomáticas serão os grande diferenciais para os ‘gringos’ não levarem os nossos empreginhos!” Ery Jardim – SENAC/RS
“2012 será um ano desafiador. Os investimentos em TI (com destaque para os aplicativos em iOS e Android), a otimização de processos, racionalização de recursos e soluções que agreguem valor ao negócio estão entre nossos objetivos.
Prevemos o crescimento dos devices móveis, principalmente em tablets e a expansão da nossa produção de conteúdo (notícias, vídeos, blogs) e publicidade através destas plataformas.”Fernando Gusmão - Grupo SINOS
“Acredito que 2012 será um ano de um crescimento econômico modesto. As previsões levam a crer que não haverá um salto, tampouco um declínio na economia brasileira. Me parece um cenário sensato e saudável para investimentos e para a manutenção das expectativas de crescimento no setor privado.” Manuela Victora Wagner – POWERSELF
“Acredito que a demanda de serviços de TI aumentará significamente frente a um mercado cada vez mais exigente. Soluções não devem preencher apenas o quesito de ‘baixo custo’, mas de ‘custo adequado’ frente a necessidade e o contexto de cada cliente”. Jorge Abraham – DELL
“O cliente é o principal patrimônio de qualquer empresa. Por isso, com o advento das redes sociais e o amplo crescimento do volume de informações para administrar e analisar, as soluções de Customer Relationship Management (CRM), sejam via licenças ou on demand – contratadas e pagas conforme as necessidades de uso - estão sendo cada vez mais procuradas. Isto porque conhecer o cliente, seu padrão de comportamento e de consumo a fim de criar ações de marketing e vendas mais adequadas são determinantes para melhorar o atendimento e a oferta. E, por outro lado, regem o sucesso mercadológico”. Mário Tiellet - Diretor sênior de Vendas de Aplicativos da Oracle do Brasil
“Em 2012, o mercado ainda continuará observando o desenrolar dos acontecimentos da crise na Europa e a possível recuperação dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, o Brasil continuará a receber um grande número de investimentos estrangeiros, mesmo sua economia apresentando um desaquecimento. Para o setor de TI, as empresas vão continuar a investir de forma seletiva buscando a otimização de custos e ganhos em médio prazo; seja em projetos de infraestrutura ou no desenvolvimento de aplicativos.
Para empresas com foco B2C, iremos observar que as mesmas tenderão a buscar novos canais de relacionamento com clientes através de mídias sociais. As áreas de TI deverá suportar este novo tipo de relacionamento (e de negócio) com um bom planejamento de infra e performance de ambientes, mas acima de tudo, buscar garantir que as marcas em mídias sociais não sejam afetadas por ataques ou vandalismos on-line que prejudiquem os negócios.” Rafael Krug – ZERO-DEFECT
"Em 2011, o Brasil viu a entrada de um grande volume de investimento estrangeiro do país, uma parte do qual acabou em grandes empresas de TI. Minha expectativa para 2012 é ver se o investimento estrangeiro começará a descer a escada, chegando a empresas menores e ver como seguirá o movimento de consolidação no mercado". Maurício Renner - BAGUETE
“Em 2012 será necessário um olhar mais apurado das empresas no uso de redes sociais por seus colaboradores, evitando assim danos a imagem corporativa.
Profissionais de todos os níveis e hierarquia precisam ser responsabilizados pelo uso inadequado da tecnologia. Esta necessidade é premente em razão de inúmeras ações judiciais que responsabilizaram empresas pelo uso inadvertido da tecnologia no horário de trabalho.
Prevenção é a palavra chave em 2012.” Letícia Batistela - LB Consultoria Jurídica
“Olhando processos, cultura e empresas, tenho acompanhado um ‘acorda’ das organizações para formação de cultura focada em aprendizado, melhoria contínua, e foco em qualidade. E isto ocorrendo através de autonomia para as equipes se desenvolverem. Felizmente é cada vez menor a presença de empresas ‘comando controle’ no mercado. Isto permite um crescimento orgânico das empresas fazendo sua cultura ‘fluir’ pelas pessoas que fazem parte da organização, e não através de processos forçados a serem engolidos pelas pessoas.
Olhando mobilidade que é outra área que tenho bastante ligação, a expectativa é a ‘consumerização’ chegando no Brasil. Este é o movimento de ‘BYOD’ da sigla ‘Bring Your Own Device’, onde cada profissional vai poder usar seu equipamento para trabalhar. Isto vai dar uma dor de cabeça bem grande para as empresas e aumentar o foco em governança e segurança da informação. E junto com isto um foco cada vez maior no uso de dispositivos móveis no dia a dia do trabalho.
Temos os "ultrabooks" chegando, mas junto com eles, uma onda constante de lançamentos em smartphones e tablets, que muitas vezes atendem todas as necessidades de um executivo de TI.” – Daniel Wildt – Trevisan
“O ano de 2012 está se mostrando desafiador... excelentes perspectivas de crescimento e inovação, mas existe um certo medo, que está retardando ou impedindo os investimentos necessários. Ou seja, a maioria acredita que 2012 será bom, mas ninguém está se movendo para que isso aconteça, aguardando para ver o que os outros irão fazer ou o que irá acontecer - parece ser típico de ano eleitoral.
Tomara que as empresas do RS criem coragem e passem a realizar os planos previstos, sem aguardar que o panorama geral fique definido como positivo.” Alceu Fernandes Filho – ATENDMAX
“Acredito que teremos uma quebra muito grande de paradigma, onde a TI das Organizações irão promover de forma efetiva, o uso de ferramentas de rede social, de comunicação unificada e de dispositivos móveis (cedendo à pressão da consumerização) no lugar dos já tradicionais PCs, gerando uma inovação ‘disruptiva’ na forma de lidarmos com os aplicativos de uso pessoal e sistemas Corporativos.”Alexandre Passos – NAVISTAR South America
“Eu acredito na migração das empresas para o ambiente na nuvem isso vai acontecer. No momento em que elas descobrem que não é necessário sustentar uma infraestrutura dentro de casa, basta chegar a hora de mudar. A cada três ou quatro anos, o hardware fica obsoleto e precisa ser atualizado, além das novas necessidades que os softwares demandam.”Marcos Pasin - BUENO NETTO
“A expectativa é de crescimento e inovação na oferta de produtos e serviços.
Meu sentimento é que o mercado de forma geral, esta fazendo há muito tempo ‘mais do mesmo’ e que agora a necessidade é fazer melhor, diferente. Tenho percepção de que está tudo muito igual.
A diferenciação é fundamental para a competitividade das empresas na conquista de novos mercados.” Eugenio Romanini – CDL Porto Alegre
"Acredito que Mobilidade e Redes Sociais serão os principais focos da TI, tendo como principais objetivos a disponibilização e segurança para utilização dessas tecnologias." Gabriel Fritsch - DOCTOR CLIN Saúde Integrada
“No setor Governo penso que:
No biênio 2012/2013 quase toda a Infraestrutura de TI será ‘comoditizada’, e a maioria das aplicações horizontais será compartilhada ou consolidada.
Não haverá distinção entre colaboração interna e externa. A gestão da informação e do conhecimento terá que lidar com as informações internas e externas de maneira única.
Com a aprovação da Lei de Acesso a Informação (lei 12.527 de 2011), a tendência é o surgimento de uma nova onda, similar ao ‘Governo 2.0’, onde as Instituições necessariamente quebrarão a linha que divide a informação interna da externa.
Cada vez mais, o cidadão exigirá transparência e acesso irrestrito às informações do setor público.” Willy Andrey Fröhlich – MINISTÉRIO PÚBLICO do RS
“Deverá ser um ano de depuração, no qual as empresas melhores estruturadas em termos de gestão e tecnologia, terão a oportunidade de consolidar os seus negócios. Se por um lado há sinais de queda na velocidade do crescimento econômico, as oportunidades continuaram existindo, porém exigirão melhor preparo.”Rudimar Pascoal – RP Assessoria e Metodos Contábeis
“Creio que 2012 será um ano de consolidação de tecnologias baseadas em cloud, mobilidade e redes sociais aliadas a inovações no ambiente de negócios. Eu gostaria muito de ver melhorias significativas na nossa infraestrutura tecnológica, e espero que ações neste sentido sejam tomadas. Tendo em vista que estamos em ano eleitoral, me parece que restrições legais podem ter impacto nos investimentos governamentais, inclusive nos almejados investimentos em infraestrutura tecnológica.
Para os profissionais, o mercado continua muito promissor, principalmente para os que se especializam continuamente.
Sabemos que 2013 é o último prazo para que projetos vinculados à copa sejam realizados. Espero que 2012 seja um ano de planejamento para a pressão sobre o mercado de TIC que pode ocorrer em 2013, véspera da copa.” Luis Lamb – UFRGS
“É um pensamento unânime que a economia seguirá aquecida e gerando forte demanda para todos os setores.
Ao mesmo tempo que a demanda é grande, percebesse também o aumento da concorrência – nunca se investiu ou se empreendeu tanto no país. Outro fato relevante é o aumento do nível de exigência dos consumidores.
Neste cenário de negócios, o que vai diferenciar as empresas que conseguirão ‘surfar esta onda’ das que sucumbirão, será a capacidade de adequação a um trinômio de valores que os americanos chamam, coloquialmente, de ‘Better, Faster, Cheaper’. Basicamente, isto significa desenvolver produtos e serviços inovadores e cada vez melhores, com ‘time to market’ mais agressivo que o da concorrência e com a relação ‘Custo x Benefício’ imbatíveis.
O setor de TI tem e terá, cada vez mais intensamente, um papel fundamental para ajudar as empresas neste processo de transformação. Apresenta-se então uma grande oportunidade - e um grande desafio - para as empresas prestadoras de serviço neste segmento. Quem conseguir entender as necessidades de negócio dos seus clientes e oferecer soluções alinhadas com estes desafios, seguramente se posicionará como um player diferenciado no mercado e, terá grande sucesso.” Marco Aurélio Lorena – BRASTORAGE
“Penso que as expectativas para 2012 são as melhores! Acredito que será um ano para o Brasil de muito crescimento, principalmente para a área de TI.
Independente da crise externa, há uma forte demanda do mercado interno. Porém, para atender esta demanda nossas empresas precisarão investir muito na gestão de suas equipes e na retenção dos seus talentos.
Entre as iniciativas para a retenção, os investimentos na educação e na qualificação da mão de obra serão uma premissa.
Quem estiver bem preparado irá aproveitar melhor este ano e os próximos.” Simone Kosmalski – TARGETTRUST
"A projeção é de crescimento do mercado de TI em 2012 e ao longo dos próximos anos; mas é necessário que ações sejam tomadas já que os principais desafios do segmento serão a formação de profissionais para acompanhar as demandas que virão.
As empresas que souberem lidar com este fator, e se diferenciarem por apresentarem soluções que gerem diferenciais competitivos a seus clientes, encontrarão grande espaço neste mercado.
Neste cenário a Voiza vê ótimas oportunidade de crescimento ao proporcionar soluções aderentes as necessidades de negócios e que resultem em um rápido retorno do investimento de seus clientes." Filipe Sardi – VOIZA
“O ano de 2012 será para fortalecer as parcerias, a empresas irão buscar em seus fornecedores, parcerias que possam atender suas expectativas referente ao crescimento, sustentabilidade, e flexibilidade exigindo cada vez mais que estes fornecedores sejam integradores de soluções.
Será um ano de estratégias em busca pela sustentabilidade, onde as empresas se prepararam para os próximos três anos, as que conseguirem uma otimização dentro do quadro custo/sustentabilidade terão um resultado econômico satisfatório e decisivo para os próximos anos.” Vanix de Souza Gonçalves – LOWCOST
“Em 2012 acredito que continuaremos com crescimento , maiores investimentos em projetos e necessidades ligadas a mão de obra qualificada.
Entendo que como líderes é importante investir no conhecimento técnico e habilidades das pessoas para prepará-los para os desafios, o que ajuda a estimular o profissional a ficar motivado e continuar contribuindo com a organização.”Patricia Markus – Grupo ZAFFARI
“Não fossem as comemorações de Natal e Ano Novo passaríamos desapercebidos sobre a mudança de ano entre 2011 e 2012.
Estamos num momento único e não podemos deixar passar essa oportunidade, chegou a nossa vez, 2012 será mais um ano de grandes oportunidades de desenvolvimento, crescimento e, claro, grandes desafios.
Acredito que o desafio de encontrar, manter e desenvolver bons profissionais seja o mais critico, e não falo somente no mercado de TI, a demanda por pessoas capacitadas, preparadas, competentes e dedicadas tem sido uma preocupação de qualquer indústria que venha galgando uma linha de crescimento ano a ano. Nasce aí mais uma oportunidade para um mercado que vinha atuando nos bastidores, os profissionais de Recursos Humanos, não será possível mais atuar em áreas como recrutamento, seleção, pesquisa de clima, planos de carreira, modelos de remuneração, etc.
Será necessário aumentar esse leque de atuação para ‘mentoring’, ‘coach’, desenvolvimento de pessoas e, o mais importante, de equipes. Equações de como reter as pessoas, preparar novas gerações, incrementar o conhecimento das pessoas sobre processos de negócios da companhia e não apenas da área ou departamento onde o profissional atua, serão os grandes desafios dos gestores e alta administração das empresas.” Miguel Marioni – MG Consultores
“O cenário para o setor de TIC em 2012 é bastante promissor, o que já pode ser percebido nesses dois primeiros meses do ano.
Observa-se que os investimentos em TIC mantém a tendência de crescimento iniciada em 2011.
Em particular, considerando esta tendência, para empresas que trabalham com orçamentos anuais aprovados no exercício anterior, como órgãos e empresas públicas, 2012 será um ano de grandes realizações – somando-se, ainda, a esta tendência, o fato de que se trata de um ano de eleições municipais.
Não se pode esquecer, é claro, que tanto na área pública como na iniciativa privada a tendência é acelerar as providências para a Copa do Mundo, que, torcemos, deverá deixar um legado de avanço tecnológico para sociedade muito mais expressivo do que o evento esportivo em si.
No segmento de soluções móveis, 2012 representa um desafio aos players. Eles devem conduzir suas estratégias de forma a conquistar posições de referência no mercado, pois a partir de 2013 veremos a mobilidade passar a compor rubrica regular nos orçamentos de TIC das empresas, deixando de ser um desafio para tornar-se uma ‘commodity’.” Eduardo Arruda – Presidente do Conselho SUCESU-RS
“2012 já se demonstra um ano desafiador, pelo potencial de oportunidades que representa para a gestão corporativa.
Se o mundo aponta para possibilidades de crise ou dificuldades, pelo cenário atual, ou mesmo pela gestão controversa de negócios, de projetos e até de países e organizações internacionais; cada vez mais as corporações requerem senioridade na sua condução, em especial para situações adversas, tendo como ‘norte’ o preparo e a informação pertinente em qualquer tempo e lugar para tomada assertiva de decisão.
Logo, a TIC ampliará ainda mais a sua atuação focalizando na colaboração direta para a estratégia e para os negócios das organizações refletindo a necessidade da alta disponibilidade, infraestrutura sólida, gestão do relacionamento com ferramentas que abranjam redes sociais e/ou soluções corporativas, e sem dúvida que sejam efetivamente pertinentes ao contexto dos negócios.
Isto é inevitável, significando que ficará ainda mais explicitado o fato de TIC ser vital para a construção conjunta do sucesso das organizações.
Portanto, gestão e a comunicação (com foco em marketing de relacionamento) em todas as ações da TIC e das empresas, serão o carro chefe deste ano e dos futuros, para que as corporações legitimem e garantam uma atuação colaborativa com os agentes internos e externos, que serão fundamentais para fazer crescer.
Seja na adversidade (fazendo mais com menos) ou seja como for, o foco é saber gerir e saber informar assertivamente, porque é assim que se permite gerar colaboração e mantém-se o DNA à vista; para o quê a empresa planeja fazer; e para conduzir a compreensão das suas equipes na ação do fazer chegar lá.” Sílvia Somenzi – SOLUZZIONE Expansão de Negócios
Agora 2012 é com você...